Governo Trump ameaça o Brasil e cita Alexandre de Moraes: ‘abusos de autoridade’
O governo americano voltou a ameaçar o Brasil e questionou a atuação de membros do poder Judiciário, nesta segunda-feira (8). O subsecretário de Diplomacia Pública do Departamento de Estado, em um post na rede social X, mencionou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e questionou a política interna brasileira.
O comunicado fala sobre a independência do Brasil e critica "abusos de autoridade". A publicação também afirma que os EUA "continuarão a tomar as medidas cabíveis" contra aqueles que minaram liberdades fundamentais, em clara referência ao ministro.
"Ontem marcou o 203º Dia da Independência do Brasil. Foi um lembrete do nosso compromisso de estar ao lado do povo brasileiro que busca preservar os valores da liberdade e da justiça. Para o Justiceiro Alexandre de Moraes e para os indivíduos cujos abusos de autoridade minaram essas liberdades fundamentais - continuaremos a tomar as medidas apropriadas."
A escalada começou na sexta-feira (5), quando Trump declarou que estava 'muito irritado' com o Brasil. O presidente norte-americano não descartou a possibilidade de restringir vistos de autoridades que planejam participar da Assembleia Geral da ONU, em Nova York.
“Estamos muito irritados com o Brasil. Já aplicamos tarifas pesadas porque eles estão fazendo algo muito infeliz. O governo mudou radicalmente. Radicalmente para a esquerda. Isso está fazendo muito, muito mal. Vamos ver”, declarou.
As declarações de Trump ocorrem no contexto de um processo que pode condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro, do qual o ministro Alexandre de Moraes é relator. Trump também havia aplicado tarifas de até 50% aos produtos brasileiros e afirmou que Bolsonaro é vítima de uma 'caça às bruxas'.
ASSUNTOS: Mundo