Compartilhe este texto

Governistas na Austrália devem perder maioria no Parlamento, indicam projeções

Por Folha de São Paulo

21/05/2022 8h35 — em
Mundo



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Com a divulgação dos primeiros resultados das eleições na Austrália, projeções da mídia local indicam que o partido do primeiro-ministro Scott Morrison deverá perder a maioria no Parlamento, pondo em xeque a continuidade do seu governo.

Resultados iniciais apontam que tanto a governista Coalizão Liberal, de centro-direita, quanto o opositor Partido Trabalhista, de centro-esquerda, deverão perder assentos para partidos independentes e ambientalistas. Existe a possibilidade de que nenhuma legenda obtenha maioria, tornando incerto quem será o o próximo premiê

"No momento, eu não consigo enxergar a coalizão alcançando a maioria com esses números", disse o analista da emissora ABC Antony Green. "No momento, a coalizão não tem como conseguir os 76 [assentos]", acrescentou, mencionando o número necessário para ganhar a maioria no Parlamento, que tem 151 cadeiras.

Morrison, 54, está no poder desde 2018, e busca levar a Coalizão Liberal a um quarto mandato consecutivo à frente do governo. Ele tem como principal adversário o líder da oposição e um dos políticos mais experientes da Austrália, Anthony Albanese, 59, do Partido Trabalhista. As últimas pesquisas disponíveis antes da eleição indicavam uma disputa apertada.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo