Por Angelo Amante
ROMA, 24 Jul (Reuters) - O novo movimento de extrema-direita da Itália mantém forte impulso, segundo revelou uma pesquisa de opinião divulgada nesta sexta-feira, tirando apoio dos partidos da coalizão governista e complicando as chances de reeleição da primeira-ministra Giorgia Meloni no ano que vem.
O Futuro Nazionale, lançado em fevereiro pelo ex-general do Exército Roberto Vannacci após se separar da Liga, que faz parte da coalizão governista, é agora o quinto partido mais popular da Itália, de acordo com a empresa de pesquisas YouTrend.
O Futuro Nazionale registrou 7,6%, um aumento de mais de um ponto percentual em relação a 3 de julho. Há muito tempo o partido supera a Liga nas pesquisas e agora está logo atrás do Forza Italia, o segundo maior partido da coalizão de Meloni.
“A disputa está muito acirrada agora. No início, a diferença era de mais de quatro pontos percentuais, mas agora foi praticamente eliminada”, disse Lorenzo Pregliasco, diretor da YouTrend.
O partido de Meloni, Irmãos da Itália, continuou sendo o mais popular, com 26,4%, embora seu apoio tenha diminuído nas últimas semanas. Um relatório da empresa de pesquisas Ipsos divulgado neste mês mostrou que Vannacci está atraindo eleitores da Liga e do Irmãos da Itália, bem como pessoas que não votaram nas eleições europeias de 2024.
Vannacci defende uma plataforma populista de extrema-direita. Ele defende a “remigração”, ou seja, a expulsão de imigrantes e seus descendentes para seus países de origem, e se compromete a defender os valores familiares tradicionais.
Ainda não está claro se seu partido acabará por formar uma aliança com o bloco de Meloni antes das próximas eleições, uma opção que, até o momento, tem recebido uma resposta fria dos líderes da coalizão.
A oposição de centro-esquerda está atualmente ligeiramente à frente do bloco de Meloni, mas isso pode mudar se Vannacci for incluído na aliança de direita. Uma média das pesquisas da semana passada colocava a oposição com 44,3% contra 42,2% da coalizão governista.
De acordo com a YouTrend, quase dois terços dos eleitores de Vannacci seriam a favor de um pacto eleitoral com a centro-direita, e a maioria dos apoiadores do “Irmãos da Itália” também o acolheria, mas os eleitores da Liga e do Forza Italia seriam contra.
(Reportagem de Angelo Amante)



Aviso