G7: Mauro Vieira e Marco Rubio falam sobre tarifaço e marcam reunião em Washington
O avanço nas negociações sobre tarifas comerciais entre Brasil e Estados Unidos marcou o encontro entre o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, nesta quarta-feira (12), em Niágara, no Canadá, à margem da reunião do G7. Os dois marcaram de se reunir nesta quinta-feira (13), às 17h, em Washington, nos EUA, para tratar da redução da tarifa extra imposta pelos EUA às importações de café brasileiro.
O diálogo ocorre após a reunião entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump, em outubro, na Malásia, quando Lula pediu a suspensão do tarifaço de 50% imposto pelos EUA sobre produtos brasileiros. Na ocasião, o presidente afirmou que “não há razão para desavenças entre Brasil e Estados Unidos” e que o caminho natural é o “entendimento por meio do diálogo”.
Segundo o Itamaraty, o Brasil enviou aos Estados Unidos, no dia 4 de novembro, uma proposta formal de negociação após conversas técnicas entre as equipes dos dois países. Vieira destacou que o objetivo é atender à orientação dos presidentes e acelerar a busca por um acordo que reduza o impacto das medidas tarifárias.
Avanço - Os chanceleres concordaram em realizar nova reunião presencial nas próximas semanas para avaliar o progresso das tratativas. Lula já havia dito que voltaria a telefonar para Trump caso não houvesse avanços até o fim da COP30, que ocorre em Belém (PA).
ASSUNTOS: Mundo