Fragmento de cometa pode ter sido responsável pela extinção de dinossauros

Por Portal do Holanda

04/03/2021 11h12 — em Mundo

Foto: Pixabay

Segundo cientistas da Universidade Harvard nos Estados Unidos, o responsável pelo fim dos dinossauros que caiu no golfo do México há 65 milhões de anos, foi um provável fragmento de cometa a caminho da Terra, enviado por Júpiter e pelo Sol.

Outro estudo sobre o assunto publicado na Scientific Reports, feito por Amir Siraj e Abraham Loeb, essa suposição é a mais rica em detalhes relacionados ao impacto. Se esse objeto for o real responsável por essa extinção em massa, irá explicar mais detalhes do tamanho da cratera ou a época em que caiu.

Se os pesquisadores estiverem certos, ajudará a repensar a segurança atual contra ameaças cósmicas capazes de atingir a Terra.

A formação da cratera Chicxulub, com diâmetro de 150 quilômetros e profundidade de 20 quilômetros, está relacionada à mais recente grande extinção da história da Terra, e uma das mais graves, estima-se que 3/4 espécies de animais e vegetais no planeta não existem mais.

Acredita-se que o meteorito de extinção em massa seja um tipo de condrito de carbono, trocando em miúdos, um objeto que preserva as propriedades minerais que possui desde então no Sistema Solar, e será rico em compostos de carbono, o material volátil e água.

Por sua vez, a gravidade da estrela arrancará um pedaço do cometa e o lançará em direção à Terra. A frequência desta pedra será muito maior - talvez a cada 250 milhões de anos.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Mundo