O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (6) que interromperá os ataques aéreos contra os Houthis, grupo rebelde do Iêmen, após uma suposta rendição da facção. Segundo o líder americano, os Houthis concordaram em cessar os ataques a navios dos EUA no Mar Vermelho, alvo frequente desde o início da guerra entre Israel e o Hamas.
"Os Houthis anunciaram que não querem mais lutar e não querem mais ser bombardeados. E vamos honrar isso. Vamos parar os bombardeios, e eles se renderam. (...) Os Houthis disseram 'por favor não nos bombardeie e não atacaremos seus navios'. Achei que isso [acordo] aconteceria", afirmou Trump.
O anúncio foi feito durante reunião com o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, na Casa Branca. O presidente não detalhou os termos do acerto e até o momento os rebeldes iemenitas não confirmaram publicamente a rendição.
O grupo, aliado do Irã, tem atacado embarcações comerciais em solidariedade ao Hamas. Em seu último comunicado, os Houthis repudiaram bombardeios israelenses no Iêmen e prometeram manter as ações contra alvos ligados aos EUA e a Israel até a implementação de um cessar-fogo definitivo em Gaza.
A ofensiva americana contra os Houthis foi intensificada em março, com diversos bombardeios que deixaram dezenas de mortos. O Exército dos EUA justifica os ataques como uma forma de conter as ameaças no Mar Vermelho, importante rota de comércio internacional.



