EUA: Justiça retira acusações contra cientistas chineses por supostas fraudes

Por Estadão Conteúdo / Portal do Holanda

23/07/2021 17h54 — em Mundo

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos retirou os casos contra cinco pesquisadores visitantes chineses acusados de esconder suas ligações com os militares de seu país de origem, em um revés para um esforço para erradicar a suposta coleta de inteligência nos EUA.

Em breves ações judiciais na quinta e sexta-feira, os promotores disseram que não iriam mais buscar fraudes nos vistos e outras acusações contra os cientistas, dentre eles pesquisadores biomédicos e de câncer na Califórnia e um candidato a doutorado que estudava inteligência artificial em Indiana.

Um dos cientistas visitantes tinha julgamento marcado para segunda-feira. Documentos judiciais arquivados em seu caso nesta semana mostram que alguns analistas do FBI lançaram dúvidas sobre o valor das acusações.

Os acadêmicos foram presos em julho passado em uma varredura do FBI que começou depois que outro pesquisador, Wang Xin, reconheceu à polícia - enquanto tentava deixar os EUA - que mentiu sobre seu serviço militar em seu pedido de visto para impulsionar seu chances de ser admitido nos no país e foi encarregado de trazer de volta algumas informações por meio de um supervisor.

Fonte: Dow Jones Newswires.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Mundo