O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (16) o bloqueio total de petroleiros sancionados que entram e saem da Venezuela. Em publicação nas redes sociais, o republicano também afirmou que passou a classificar o governo do presidente Nicolás Maduro como uma “organização terrorista estrangeira”.
Segundo Trump, a medida faz parte de uma ofensiva para impedir que o regime venezuelano utilize recursos do petróleo para financiar atividades ilegais. Ele afirmou que a Venezuela estaria “cercada” por uma forte presença naval e declarou que os Estados Unidos não permitirão que o país continue se beneficiando de campos petrolíferos que, segundo ele, teriam sido “roubados”.
O presidente americano também acusou o governo Maduro de envolvimento com tráfico de drogas, tráfico de pessoas, sequestros e assassinatos. Em outro trecho da publicação, Trump disse que imigrantes venezuelanos em situação irregular nos EUA estão sendo deportados de forma acelerada.
Em resposta, o governo venezuelano classificou o bloqueio como “irracional” e uma “ameaça grotesca”. Em comunicado divulgado pela vice-presidente Delcy Rodríguez, Caracas afirmou que a decisão viola o direito internacional, o livre comércio e a liberdade de navegação, além de representar uma tentativa de se apropriar das riquezas naturais do país.
O texto também informa que o embaixador da Venezuela na Organização das Nações Unidas (ONU) deverá denunciar a medida por violação da soberania nacional. O governo Maduro rejeitou as acusações feitas por Trump e afirmou que o país não aceitará interferências externas, reforçando que continuará defendendo sua independência e controle sobre seus recursos naturais.

