Início Mundo Eu estive muito ativo no fim de semana, diz Trump sobre rumores de sua morte
Mundo

Eu estive muito ativo no fim de semana, diz Trump sobre rumores de sua morte

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (2) que os rumores de que estava com problemas de saúde e até boatos de que tinha morrido durante o fim de semana eram "fake news".

"Relatos sobre a minha saúde são fake news. Eu estive muito ativo durante o fim de semana", disse o presidente a jornalistas.

Boatos de que Trump estava com problemas graves de saúde e até de que ele havia morrido tomaram conta da internet, com picos de buscas pelo nome do presidente junto da palavra "morto", durante o fim de semana.

Os rumores supunham que Trump estava com problemas de saúde porque o presidente americano ficou alguns dias sem aparições públicas e iniciou o fim de semana com uma agenda vazia de compromissos oficiais. Uma mancha escura em sua mão direita também chamou a atenção durante reunião televisionada no início da semana passada.

Em julho, Trump recebeu um diagnóstico de insuficiência venosa crônica após ser examinado por seu médico devido a inchaço nas pernas, de acordo com a Casa Branca.

Segundo o médico presidencial, a condição é uma anormalidade do sistema venoso na qual vasos danificados das pernas não mantêm um fluxo sanguíneo adequado, afirmou a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, quando o diagnóstico foi revelado.

Ela acrescentou, na ocasião, que o presidente foi submetido a uma bateria completa de exames que incluiu testes vasculares.

A fala a jornalistas nesta terça sobre sua saúde foi a primeira do presidente americano desde os rumores do fim de semana.

Na mesma declaração, Trump afirmou que vai trocar a sede do Comando Espacial, órgão dentro do Departamento de Defesa responsável pelas ações militares no espaço.

Atualmente, o comando fica em Colorado Springs, em Colorado, estado em que candidatos democratas à Presidência foram os mais votados desde Barack Obama, em 2008. A sede do comando será transferida para Huntsville, no Alabama, onde candidatos republicanos à Presidência são os mais votados desde Ronald Reagan, em 1980.

"Nós amamos o Alabama. Eu só ganhei lá por cerca de 47 pontos. Não acho que isso tenha influenciado minha decisão, no entanto", disse Trump a repórteres e parlamentares reunidos no Salão Oval.

A decisão reverte uma medida tomada durante a gestão do ex-presidente democrata Joe Biden, que havia feito de Colorado Springs a sede permanente do comando militar espacial.

Autoridades de Defesa do país já estimaram que a realocação da sede, que se tornou totalmente operacional em dezembro de 2023, poderia custar centenas de milhões de dólares e levar de 3 a 4 anos para ser concluída.

Cerca de 1.700 pessoas trabalham no Comando Espacial, de acordo com registros do Congresso.

Trump frequentemente relaciona decisões de financiamento federal à política. O presidente já bloqueou a mudança da sede do FBI para Maryland, chamando-o de "estado liberal", e sugeriu vincular a ajuda para desastres na Califórnia às decisões políticas do estado, majoritariamente democrata.

Huntsville é um importante polo de empresas de Defesa e há muito tempo faz lobby pela mudança de sede do Comando Espacial.

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?