Estudo aponta anticorpos em pessoas com Covid-19 grave há mais de um ano

Por Portal do Holanda

04/05/2021 9h31 — em Mundo

Foto: Reprodução

Um estudo realizado pela Uniformed Services University of Health Sciences, nos Estados Unidos, mostrou que um ano após se infectarem com Covid-19,  anticorpos foram identificados em amostras de sangue de 250 voluntários.

A pesquisa ainda aponta que a presença de anticorpos está associada à gravidade da doença e pode ter relação com a idade do paciente.

Do total de amostras coletadas, 192 tiveram Covid em sua forma leve ou moderada, sem a necessidade de hospitalização, e 58 a forma grave da doença e precisaram de internação.

Um ano após a infecção, 100% do grupo que havia sido hospitalizado ainda apresentava anticorpos neutralizantes, enquanto que entre os que contraíram a doença em sua forma moderada esse percentual caiu para apenas 18%.

Os resultados preliminares do estudo apontam que a duração dos anticorpos pode ser maior do que o previsto em pesquisas anteriores. Entretanto, vale notar que os anticorpos não representam toda a capacidade de defesa do organismo.

Apesar dos resultados, os cientistas não descartam a necessidade da vacinação em toda a população.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Mundo