RAQQA, Síria — O Estado Islâmico (EI) está prestes a ser derrotado na cidade síria de Raqqa. A expectativa é que os combates cheguem ao fim ainda neste fim de semana, informaram milicianos curdos à Reuters. Quase 100 combatentes do grupo extremista se renderam nas últimas 24 horas, e foram removidos para um local não divulgado.
— As batalhas continuam em Raqqa. O EI está na iminência de ser derrotado. Hoje ou amanhã a cidade estará liberada — afirmou Nouri Mahmoud, porta-voz da milícia curda Unidades de Proteção Popular (YPG, na sigla em curdo).
Na quinta-feira, a coalizão informou que entre 300 e 400 combatentes do EI permaneciam em Raqqa, ao lado de centenas de civis presos na cidade conquistada pelos jihadistas em 2014.
"Nas últimas 24 horas, quase 100 terroristas do EI se renderam em Raqqa e foram retirados da cidade", afirma um comunicado divulgado pela coalizão que apoia as Forças Democráticas Sírias (FDS), uma aliança curdo-árabe que luta contra o EI, sengundo a agência de notícias AFP.
O texto explica que os combatentes estrangeiros do EI que permanecem em Raqqa "não estão autorizados a sair" da cidade. Mais cedo, a ONG Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) afirmou que "todos os combatentes sírios do EI saíram da cidade de Raqqa durante os últimos cinco dias em consequência de um acordo entre as Forças Democráticas Sírias e o EI".
O diretor do OSDH, Rami Abdel Rahman, mencionou 200 jihadistas. Ele disse que os combatentes saíram da cidade "com suas famílias e com centenas de civis (...) para um destino não revelado".
"As negociações continuam para retirar os jihadistas estrangeiros, que pedem para viajar até os setores sob seu controle na província de Deir Ezzor" (leste), afirmou Abdel Rahman.
Mas um porta-voz das YPG, principal componente das FDS, negou a existência de uma negociação neste sentido.
— Desmentimos completamente qualquer tipo de negociação ou acordo para a saída do Daesh. No momento continuamos combatendo o Daesh — afirmou Mahmoud à AFP usando o acrônimo em árabe do EI.
Os combates pelo controle de Raqqa foram iniciados em junho. A provável derrota do EI será outra grande perda para o autodeclarado califado na Síria e no Iraque, onde os jihadistas foram expulsos de Mosul. Segundo o porta-voz da coalizão, Ryan Dillon, cerca de 1.500 civis já conseguiram deixar a cidade em segurança.
— Nós ainda esperamos combates difíceis — comentou, dizendo que cerca de 85% da cidade já foi liberada.

