Compartilhe este texto

Estado Islâmico captura 550 famílias para usar como escudo humano em Mossul

Por Agência O Globo

21/10/2016 8h52 — em
Mundo



BAGDÁ — O Estado Islâmico (EI) capturou 550 famílias em aldeias nos arredores de Mossul para provavelmente usá-las como escudo humano, informou a ONU nesta sexta-feira. O grupo foi levado a locais que são redutos dos jihadistas na cidade iraquiana, segundo o escritório de Direitos Humanos das Nações Unidas. A informação foi confirmada por fontes locais.

A porta-voz Ravina Shamdasani afirmou que a ONU também investiga relatos de que os extremistas mataram 40 civis em uma aldeia.

Famílias inteiras estão abandonando suas aldeias por medo da batalha da Mossul, uma fuga que os leva aos arredores do povoado de Tina, mais ao norte, onde se acomodam em meio à poeira e lixo.

A ofensiva do Exército iraquiano e das forças curdas para a recaptura de Mossul teve início na madrugada de segunda-feira, com apoio da coalizão internacional liderada pelos EUA.

Durante um encontro internacional em Paris sobre o futuro de Mossul, o primeiro-ministro Haider al-Abadi disse que a ofensiva “estava avançando mais rápido que o previsto”.

As forças curdas, apoiadas pelos bombardeios aéreos da coalizão internacional dirigida por Washington, avançaram na quinta-feira em carros blindados e destruíram dois drones utilizados pelo Estado Islâmico para missões de reconhecimento.

Um militar americano morreu na explosão de um artefato no norte do Iraque, informou o Pentágono, sem dar maiores detalhes sobre a localização exata.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo