Compartilhe este texto

Epstein disse que recebeu ligação com Lula e que 'Bolsonaro é o cara', mostra troca de emails

Por Folha de São Paulo

13/11/2025 18h54 — em
Mundo



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi citado em emails do caso Epstein divulgados por parlamentares republicanos dos Estados Unidos. Em troca de mensagens com um interlocutor não identificado, o financista acusado de abuso e tráfico sexual nos Estados Unidos escreveu ter recebido uma ligação do escritor americano Noam Chomsky com o petista na linha, direto da prisão.

Chomsky visitou Lula na sede da Polícia Federal em Curitiba em setembro de 2018, de quando datam as mensagens de Epstein. Procurada, a Secretaria da Presidência da República diz que a informação não procede. "A citada ligação telefônica nunca aconteceu", afirma a pasta em nota.

As mensagens mencionam o que pode ser a eleição brasileira. "Diga a ele que meu garoto vai vencer a eleição no primeiro turno", escreveu o interlocutor do financista na troca de emails.

Logo em seguida, Epstein cita "uma mensagem de Lula ao Partido dos Trabalhadores (PT) sobre a militância da organização", que teria sido emitida naquele dia.

Algumas mensagens abaixo, o financista escreve: "Bolsonara [sic] the real deal" (Bolsonaro é o cara). Já o interlocutor se refere ao político do PL como o "amigo paraquedista brasileiro".

Epstein e o interlocutor não identificado comntaram também sobre a política na América do Sul de uma forma geral. Na troca de mensagens, o financista escreveu que a Argentina seria o "próximo [país] a colapsar". O interlocutor, então, afirma ser necessária a liderança de "um populista". À época, o presidente argentino era Mauricio Macri, de centro-direita.

"Toda a América do Sul, Brasil, Venezuela, Argentina. Não sei por que são tão sujos, visto que há tantas empregadas domésticas", responde, então, Epstein.

Os documentos foram publicados pelos republicanos na quarta-feira (12) após membros do Partido Democrata divulgarem emails atribuídos a Epstein sugerindo que o presidente Donald Trump tinha ciência dos abusos sexuais e passou horas com uma das vítimas.

Trump afirmou em seguida que os democratas tentam "ressuscitar a farsa de Jeffrey Epstein" com uma "armadilha" para desviar a atenção "do quão desastrosos foram com a paralisação do governo".


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo