Início Mundo Doutorando descobre 'por acaso' cidade Maia em floresta do México
Mundo

Doutorando descobre 'por acaso' cidade Maia em floresta do México

Doutorando descobre 'por acaso' cidade Maia em floresta do México
Doutorando descobre 'por acaso' cidade Maia em floresta do México

Uma cidade maia antiga, de impressionante escala, foi descoberta por acidente no meio da floresta em Campeche, no sudeste do México. Luke Auld-Thomas, doutorando na Universidade Tulane, EUA, encontrou o local enquanto revisava dados na internet e percebeu algo incomum em um levantamento a laser feito por uma organização mexicana de monitoramento ambiental. Com o uso de técnicas de arqueologia para processar as imagens, Luke identificou o que parecia uma imensa cidade maia perdida no tempo. Essa descoberta foi relatada pela BBC.

O levantamento realizado era uma pesquisa de Lidar, um tipo de sensoriamento remoto que emite milhares de pulsos de laser a partir de um avião, permitindo mapear objetos escondidos sob a densa vegetação com base no tempo que o laser leva para retornar. De acordo com os especialistas, essa antiga cidade maia pode ter sido o lar de aproximadamente 30 a 50 mil pessoas no período entre 750 e 850 d.C., ultrapassando a população atual da região.

A cidade foi nomeada Valeriana, inspirada em uma lagoa próxima, e faz parte de um conjunto de três sítios descobertos. A área total investigada se compara em extensão ao tamanho de Edimburgo, na Escócia. O professor Marcello Canuto, coautor da pesquisa publicada no jornal acadêmico *Antiquity*, comentou à BBC que a descoberta desafia a visão de que os trópicos eram regiões de baixa prosperidade para civilizações, sugerindo que culturas ricas e complexas floresceram na área.

Com uma estrutura urbanística elaborada, os pesquisadores identificaram um total de 6.764 edifícios, entre eles moradias, calçadas, praças com templos em pirâmide, anfiteatros, quadras para jogos e um reservatório. A BBC relata que Valeriana exibe "características de uma capital", com uma densidade de construções inferior apenas ao famoso sítio arqueológico de Calakmul, a cerca de 100 km de distância.

Surpreendentemente, essa imensa cidade estava "escondida à vista de todos", a apenas 15 minutos de uma estrada principal nas proximidades de Xpujil. Os estudiosos acreditam que, assim como outras cidades-estado maias, Valeriana possa ter enfrentado desafios devido à superpopulação, mudanças climáticas e, posteriormente, a invasão espanhola no século XVI, fatores que colaboraram para o declínio das sociedades maias na região.

Siga-nos no

Google News

Receba o Boletim do Dia direto no seu e-mail, todo dia.

Comentários (0)

Deixe seu comentário

Resolva a operação matemática acima
Seja o primeiro a comentar!