Início Mundo Dois traficantes brasileiros fogem de prisão no Paraguai
Mundo

Dois traficantes brasileiros fogem de prisão no Paraguai

Envie
Envie

Dois traficantes brasileiros fugiram da sede do Agrupamento Especializado da Polícia Nacional do Paraguai, em Assunção. O governo local afirmou que houve cumplicidade dos agentes e anunciou nesta segunda-feira (17) a prisão de 18 policiais por suspeita de facilitarem a fuga.

A administração constatou a fuga de Thiago Ximenes, conhecido como Matrix, e de Reinaldo Araújo, depois do horário de visita na tarde de domingo (16), durante a contagem dos presos.

O presidente paraguaio, Mario Abdo, declarou que houve cumplicidade por parte dos agentes que atuam na segurança do Agrupamento Especializado, que é administrado pela Polícia Nacional e não faz parte do Departamento Prisional paraguaio. No quartel ficam presos empresários, políticos e criminosos perigosos.

Abdo disse que "enquanto houver cúmplices da máfia, não há protocolo de segurança que funcione", referindo-se às violações de segurança dentro da prisão. Em novembro, o traficante carioca Marcelo Pinheiro da Veiga, o Marcelo Piloto, matou em uma cela uma jovem de 18 anos em uma tentativa de evitar que as autoridades o extraditassem. Ele foi entregue dias depois às autoridades brasileiras.

“Este é um assunto interno da instituição. Vamos fazer uma investigação, tratar de esclarecer e dar uma informação precisa. Podem ter sido dois motivos: cumplicidade ou negligência. É o que deve ser resolvido”, apontou o diretor de Assuntos interno da Polícia Nacional, Gaspar Mereles.

No Paraguai, Matrix responde por crimes como homicídio, tráfico de drogas e de armas e organização criminosa. Ele é apontado como um dos líderes do Primeiro Comando da Capital (PCC), facção criminosa de São Paulo que atua dentro e fora dos presídios.

Matrix também é fugitivo de presídios argentinos, paraguaios e brasileiros. Ele é suspeito de participar de um assalto a um banco em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, em 2014. No mesmo ano, ele foi preso em Ciudad del Este.

Reinaldo Araújo é investigado por vários homicídios na região da fronteira e também é suspeito de integrar o PCC.

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?