Compartilhe este texto

Dinheiro da venda do petróleo venezuelano será mantido em contas bancárias dos EUA, diz Departamento de Energia

Por Reuters

07/01/2026 14h10 — em
Mundo



WASHINGTON, 7 Jan (Reuters) - Os Estados Unidos começaram a comercializar o petróleo venezuelano e todos os recursos provenientes de sua venda serão inicialmente depositados em contas controladas pelos EUA em bancos reconhecidos mundialmente, informou o Departamento de Energia em um comunicado divulgado nesta quarta-feira.

"Contratamos os principais comercializadores de commodities e os principais bancos do mundo para executar e fornecer suporte financeiro para essas vendas de petróleo bruto e derivados", disse o departamento.

Depois de capturar o presidente venezuelano Nicolás Maduro em um ataque a Caracas no sábado, os EUA continuam a bloquear embarcações sob sanções ao largo do país sul-americano, membro do grupo petrolífero Opep.

O presidente Donald Trump disse na terça-feira que os EUA devem refinar e vender até 50 milhões de barris de petróleo bruto presos na Venezuela sob o bloqueio dos EUA.

Os EUA apreenderam nesta quarta-feira um navio petroleiro vazio, de bandeira russa e ligado à Venezuela, no Oceano Atlântico, como parte do esforço de Trump para ditar os fluxos de petróleo nas Américas e forçar o governo da Venezuela a se tornar um aliado.

(Reportagem de Megan Davies)


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo