Detenções na fronteira dos EUA com o México alcançam maior marca da história

Por Folha de São Paulo / Portal do Holanda

20/10/2021 11h36 — em Mundo

GUARULHOS, SP (FOLHAPRESS) - Agentes americanos detiveram mais de 1,7 milhão de migrantes na fronteira dos Estados Unidos com o México durante o ano fiscal de 2021, encerrado em setembro. A cifra é a mais alta já registrada, de acordo com dados do Serviço de Alfândegas e Proteção das Fronteiras (CBP, na sigla em inglês) obtidos pelo jornal The Washington Post.

As travessias ilegais cresceram no período após a posse do presidente Joe Biden, em janeiro deste ano. Os meses com mais detenções, de acordo com os registros, foram julho e agosto, quando mais de 200 mil migrantes foram presos na divisa entre os países.

Em uma audiência nesta terça-feira (19) no Senado americano com Chris Magnus, escolhido por Biden para chefiar a patrulha na fronteira, senadores republicanos caracterizaram a situação como uma crise migratória. Magnus, por sua vez, descreveu o cenário como um "desafio significativo".


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Mundo