Corpo devolvido pelo Hamas é de homem israelense-argentino, diz Israel
O Exército israelense anunciou neste sábado (8) a repatriação e identificação do corpo de Lior Rudaeff, um cidadão israelense-argentino que estava sendo mantido na Faixa de Gaza desde o ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023. O cadáver foi entregue na sexta-feira por intermédio dos movimentos palestinos Hamas e Jihad Islâmica. Após um processo de identificação conduzido pelo Instituto Médico Legal Nacional, as Forças Armadas de Israel comunicaram à família de Rudaeff que ele havia sido repatriado para receber um enterro digno.
Rudaeff, que tinha 61 anos, era um membro ativo e voluntário de sua comunidade no kibutz Nir Yitzhak, próximo à Faixa de Gaza. No fatídico dia 7 de outubro, ele atuava como motorista de ambulância voluntário e fazia parte da equipe de segurança do kibutz. Casado e pai de quatro filhos, ele perdeu a vida ao tentar defender sua comunidade do ataque dos islamistas, utilizando uma arma ao lado de outros quatro habitantes. Seu corpo foi levado para Gaza no mesmo dia do ataque, embora as autoridades israelenses só tenham confirmado sua morte em maio de 2024.
A entrega do corpo de Rudaeff ocorre em um contexto de intensa troca de hostilidades e negociações indiretas. No mesmo dia em que Israel confirmou a repatriação, o Hospital Naser, em Khan Yunis, no sul da Faixa de Gaza, anunciou que Israel havia, por sua vez, entregado os corpos de 15 palestinos que estavam sob sua custódia.
Veja também
ASSUNTOS: Mundo