SÃO PAULO, 29 Jun (Reuters) - A colheita de café arábica dos produtores da Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer) havia atingido 27% de sua área de abrangência, versus 35% no mesmo período do ano anterior, com as chuvas atrasando os trabalhos e trazendo preocupações com a qualidade.
A Expocacer afirmou ainda, em nota nesta segunda-feira, que 12% do volume colhido já foi beneficiado, apresentando rendimentos médios de 550 a 570 litros por saca de 60 kg.
"Esse atraso se justifica, conforme boletim técnico da Expocacer, pela ocorrência de chuvas na quarta semana de junho, que provocaram retardos nos trabalhos de cata e no beneficiamento...", afirmou o relatório.
Até o momento, o mês de junho acumula média de 38,2 milímetros de chuva, nível superior ao registrado no mesmo período da safra passada (9,2 mm), segundo dados da cooperativa.
A organização de produtores apontou também que as chuvas colaboraram com uma queda de aproximadamente 25% dos frutos, "podendo comprometer a produtividade e a qualidade de parte dos lotes".
O aumento do volume de café de varrição tende a provocar quebra na produtividade, uma vez que parte dos grãos é perdida antes da colheita.
Os técnicos da Expocacer apuraram que as chuvas e a elevada umidade registradas geraram uma florada antecipada em diversas áreas do Cerrado Mineiro, condição que poderá impactar a safra 2027 devido ao aumento da possibilidade de maturação desuniforme.
A cooperativa apontou que a previsão meteorológica para o período de 27 de junho a 1º de julho não apresenta possibilidade de chuvas na região de Patrocínio, o que deverá favorecer o avanço da colheita e proporcionar melhores condições para a secagem e o beneficiamento dos cafés.
(Por Roberto Samora; edição de Letícia Fucuchima)



Aviso