Início Mundo Coalizão de Berlusconi vence na Itália, diz boca de urna, mas sem maioria
Mundo

Coalizão de Berlusconi vence na Itália, diz boca de urna, mas sem maioria

Envie
Envie

ROMA — Se os números da boca de urna se confirmarem, a coalizão de direita, liderada pelo magnata e ex-premier italiano Silvio Berlusconi, seria a vencedora das eleições legislativas da Itália deste domingo, mas sem obter maioria necessária para governar. Caso isso ocorra, a Itália poderá ter uma grande coalizão, aos moldes da Alemanha. Outra opção, é que o presidente Sergio Mattarella convoque novas eleições.

De acordo com levantamento feito pelo consórcio “Opinio Italia”, que reúne três institutos de opinião — a pedido da rede de TV Rai — o movimento Movimento 5 Estrelas (M5S) teve 29% a 32% no Senado e entre 29,5% e 32,5% na Câmara. No entanto, a legenda seria superada pela coalizão de centro-direita, que reúne o moderado Força Itália (FI), de Silvio Berlusconi, e os ultranacionalistas Liga Norte e Irmãos da Itália (FDI) e alcançou entre 33,5% e 36,5% dos votos no Senado e 33% e 36% na Câmara, segundo a boca de urna.

Já a aliança do governista Partido Democrático (PD), de centro-esquerda, teria sofrido uma dura derrota e ficado com 25% a 28% no Senado e 24,5% e 27,5% na Câmara.

A apuração começou após o fechamento das urnas, às 23h (19h em Brasília) e prosseguirá durante toda a madrugada. Mas um resultado definitivo de quantos assentos cada partido terá no Parlamento deve sair somente na manhã de segunda-feira, devido ao complicado sistema eleitoral italiano, que mistura os modelos proporcional e majoritário.

— As pesquisas de boca de urna se demonstraram muito elásticas na história, mas se esse for o resultado final, será um dado negativo para o PD, nós passaremos à oposição — reconheceu o líder do partido na Câmara, Ettore Rosato, autor do atual sistema eleitoral do país.

Em Milão, Berlusconi enfrentou fila para e acabou surpreendido quando uma ativista subiu, com os seios expostos, numa mesa dentro da seção eleitoral, aos gritos, de “Berlusconi, seu tempo acabou”. O ex-primeiro-ministro tem um histórico de envolvimento em escândalos sexuais.

— Ela passou tão rápido que nem tive a chance de vê-la — esquivou-se o quando perguntado sobre o protesto após votar em Milão.

Siga-nos no

Google News