Cientistas ainda divergem sobre o que leva pessoa a ser canhota

Por Portal do Holanda

15/06/2021 15h22 — em Curiosidades

Foto: Pixabay

Michelângelo, Pablo Picasso, Paul McCartney, Barack Obama, Benjamin Franklin, Beethoven, Bill Gates e a rainha Elizabeth são alguns dos famosos mundiais que têm uma característica comum: são canhotos.

Estatísticas mostram que os canhotos representam 10% da população mundial, o equivalente na atualidade a um número de mais de 700 milhões de pessoas que são chamadas também de esquerdinas, canhestras e 'sinistromanas'. E eles são, em maioria, homens.

Entre as várias teorias existentes com o propósito de explicar a existência de canhotos divulgadas pelo Wikipédia e outros sites de instituições de pesquisa, está a que aponta como principal fator uma causa hormonal das mulheres. Outros justificam como um comportamento de origem genética, explicação mais aceita.

Em 2007, cientistas descobriram um gene batizado de LRRTM1, o primeiro relacionado ao uso preferencial do lado esquerdo.

A maioria deles não escreve apenas com a mão esquerda, pois tem a habilidade também de escrever com a mão direita.

Os canhotos têm até uma data mundial em homenagem a eles, que é 13 de Agosto, considerado o Dia Internacional do Canhoto.

HABILIDADES ESPORTIVAS

Observadores explicam que os canhotos podem se sair extremamente bem em esportes como o hóquei no gelo (como atirador ou goleiro), futebol (por jogarem melhor no lado esquerdo do campo) e esgrima. Conta-se que os melhores esgrimistas das olimpíadas de 1980 e 1984 eram canhotos). 

Há também pesquisas controversas como a da Universidade de Merrimack, nos EUA, divulgada no Brasil em 2010, sugerindo que as pessoas canhotas seriam mais sujeitas a variações de humor do que as destras.

Em compensação, outra pesquisa, esta divulgada pelo jornal Neuropsychology, indica que os canhotos são mais rápidos no processamento de múltiplos estímulos que os destros. Ou seja, os canhotos pensam com maior rapidez do que os destros.

Outra teoria que segue por essa trilha é a dos cientistas da Universidade de Oxford. Eles descobriram as primeiras instruções genéticas inseridas no DNA humano ligadas a canhotos, envolvidas na estrutura e função do cérebro, particularmente nas partes envolvidas na linguagem. Por isso, os canhotos podem ter melhores habilidades verbais, afirmam.

Um dado interessante diz que só 50% dos canhotos usam o mouse do computador com a mão esquerda e 68% deles usam a mão direita para cortar algo com tesouras, número que iria para 74% quando cortam algo com a faca.

Também eram canhotas personalidades famosas como Charles Baudelaire, Charles Chaplin, Cole Porter, Fidel Castro, Friedrich Nietzsche, Geraldo Ford, Goethe, Greta Garbo, Hans Christian Andersen, H. G. Wells, Jimi Hendrix, João Figueiredo, Judy Garland, Marie Curie, Marilyn Monroe, Maurice Ravel, Napoleão, Paganini, Paul Klee, Ringo Starr, Robert Redford e Ronald Regan.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Curiosidades