Compartilhe este texto

Chuvas de meteoros Alpha Capricornídeos e Delta Aquáridas estarão visíveis

Por Portal Do Holanda

30/07/2025 11h45 — em
Mundo


Chuva de Meteoros Alpha Capricornídeos – A visualização mostra correntes de meteoroides orbitando o Sol, algumas se estendendo até as regiões externas do sistema solar. Credito: IAU

Os amantes da astronomia terão a oportunidade de testemunhar dois eventos celestiais marcantes nesta semana: as chuvas de meteoros Alpha Capricornídeos e Delta Aquáridas. Conforme explica o Dr. Marcelo de Cicco, coordenador do projeto de monitoramento de meteoros Exoss, ligado ao Observatório Nacional, meteoros são corpos celestes pequenos que cruzam o espaço e penetram na atmosfera terrestre, incendiando-se parcial ou completamente devido à interação com a atmosfera e oxigênio. 

Esse fenômeno cria uma luminosidade no céu, comumente conhecida como "estrela cadente". Uma chuva de meteoros ocorre quando diversos meteoros cruzam o céu noturno originando-se de um ponto em comum, chamado radiante.

O que são chuvas de meteoros?

Assim, as chuvas de meteoros na Terra são causadas por fluxos de meteoroides que atingem nossa atmosfera. Esses meteoroides são fragmentos de rocha do tamanho de areia e seixos que foram liberados de seu cometa original. Alguns cometas não estão mais ativos e agora são chamados de asteroides.

Alpha Capricornídeos

A chuva de meteoros Alpha Capricornídeos está prestes a atingir seu ápice na noite de 30 de julho. Conhecida por seus meteoros brilhantes, essa chuva oferece uma taxa modesta, porém notável, de cerca de 5 meteoros por hora. O que é notável sobre esta chuva é o número de meteoros com aspectos de bolas de fogo brilhantes produzidas durante seu período de atividade. Esta chuva é vista igualmente bem em ambos os lados do equador. 

-Período de Atividade: 03 de julho a 15 de agosto

-Pico (momento de máxima atividade): Noite de 30-31 de julho

-Condição da Lua no Pico: 27% iluminação

-Corpo Parental (Cometa que origina a chuva): possivelmente 169P/NEAT

-Velocidade dos meteoros: 23 km/s

-Localização no Céu: Constelação de Capricórnio

-Melhor horário para visualizar: A partir da meia noite até próximo ao amanhecer

Delta Aquáridas do Sul - Com o pico esperado para a madrugada de 31 de julho, a chuva de meteoros Delta Aquarids é outro evento celestial a ser observado nesta semana. Esta chuva é caracterizada por uma taxa de 15 a 25 meteoros por hora no dia do pico.

-Período de Atividade: 12 de julho a 23 de agosto

-Pico (momento de máxima atividade): Noite de 30 para 31 de julho

-Corpo Parental (Cometa que origina a chuva): Cometa 96P/Machholz

-Velocidade: 41 km/s

-Localização no Céu: Constelação de Aquário

-Condição da Lua: 27% iluminada

-Melhor horário para visualizar: A partir da meia noite até próximo ao amanhecer

Dicas para Observação - Para aproveitar ao máximo esses eventos astronômicos, procure locais com céus escuros, longe da poluição luminosa das cidades e subúrbios. 

Olhe para qualquer lugar no céu, pois os meteoros podem aparecer em qualquer parte, mas focar nas constelações de Capricórnio e Aquário pode aumentar suas chances de observar essas maravilhas celestes.

 

Com informações do Observatório Nacional


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo