China: razões para aliança Aukus São "extremamente irresponsáveis"

Por Estadão Conteúdo / Portal do Holanda

16/09/2021 11h08 — em Mundo

Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian afirmou que as razões para a aliança entre Estados Unidos, Reino Unido e Austrália, anunciada nesta quarta, 15, são "extremamente irresponsáveis".

"As exportações de tecnologia submarina nuclear altamente sensível para a Austrália, pelos EUA e Reino Unido, provam mais uma vez que eles estão usando exportações nucleares como uma ferramenta para um jogo geopolítico e adotando padrões duplos", firmou Zhao, em coletiva à imprensa nesta quinta-feira, 16.

O novo acordo de cooperação foi batizado de Aukus, um acronônimo com o nome dos três participantes. Zhao afirmou que o trato entre os países minou "seriamente" a paz e a estabilidade regional, "intensificando a corrida armamentista e minando os esforços internacionais pela não proliferação de armas".

O porta-voz pontuou que a Austrália é um estado sem armas nucleares, sob o Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares (NPT, na sigla em inglês), conhecido como Tratado de Rarotonga. Zhao disse ainda que, com a Austrália introduzindo tecnologia submarina nuclear "de valor estratégico e militar", a comunidade internacional, em especial os vizinhos do país australiano, tem "todos os motivos" para questionar se Camberra "leva a sério" seus compromissos de não proliferação nuclear.

"A China vai prestar muita atenção ao desenvolvimento dessa situação relevante", complementou Zhao.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Mundo