Compartilhe este texto

China diz querer desenvolver relações com os EUA de modo 'saudável, estável e sustentável'

Por Estadão Conteúdo (Agência Estado)

06/12/2023 9h10 — em
Mundo



O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, afirmou que o país pretende "melhorar e desenvolver" relações com os Estados Unidos "de modo saudável, estável e sustentável", acrescentando que este é o interesse comum de ambos os países.

Segundo comunicado, o comentário foi realizado em ligação com o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken. Blinken agradeceu Wang Yi pela visita à Embaixada dos EUA para expressar condolências pela morte do ex-secretário de Estado, Henry Kissinger.

"Kissinger sempre defendeu que a China e os EUA deveriam defender um ao outro, evoluir em conjunto e cumprir suas responsabilidades internacionais", comentou Wang, conforme a nota.

Os líderes discutiram sobre o estreito de Taiwan e Wang Yi reforçou a posição da China, pedindo que os EUA não interfiram ou apoiem quaisquer forças de "independência taiwanesa".

Eles também falaram sobre os conflitos no Oriente Médio, concordando em manter comunicação sobre o assunto e em promover a implementação de uma solução de dois Estados.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo