Compartilhe este texto

Chilenos vão às urnas em massa em plebiscito histórico

Por Portal Do Holanda

25/10/2020 21h38 — em
Mundo


Chilenos - Foto: Reprodução / CNN

Chilenos foram às urnas neste domingo (25) para decidir se querem trocar a Constituição de 1980, feita durante a ditadura de Augusto Pinochet.

Inicialmente, o plebiscito estava previsto para o dia 26 de abril, mas foi adiado por causa da pandemia de Covid-19. É a primeira vez na história do Chile que os cidadãos são questionados se querem uma nova Constituição. 

Os chilenos têm duas opções: convenção mista ou convenção constituinte. Caso votem por uma nova Constituição redigida por uma convenção constitucional, serão escolhidos homens e mulheres em igual número.  Já em caso de optarem por Constituição escrita por uma comissão mista, o Congresso Nacional elege 86 parlamentares e outras 86 cadeiras serão ocupadas por voto direto sendo 43 homens e 43 mulheres. 

Após ficar pronto, o texto ainda vai precisar da aprovação dos chilenos para entrar em vigor. Por isso, no segundo semestre de 2022, o Chile promove um referendo. Se aprovada, a nova Constituição entra em vigor imediatamente. 

Resultados preliminares apontam que 70% do país decidiu por mudar a constituição da ditadura.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo