Catedral de Notre-Dame de Paris é reaberta 5 anos após incêndio
Após cinco anos fechada para restauração devido a um incêndio devastador em 2019, a Catedral de Notre-Dame de Paris será oficialmente reaberta neste fim de semana. Neste sábado (7), ocorrerá um espetáculo musical, seguido de uma missa solene no domingo (8). A reinauguração contará com a presença de líderes internacionais, incluindo o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, e o presidente francês, Emmanuel Macron.
A reforma, que custou cerca de 700 milhões de euros (R$ 4,4 bilhões), foi financiada por doações de todo o mundo, incluindo de bilionários franceses do setor de luxo. Além do valor arrecadado para a reconstrução, o projeto contou com fundos adicionais, permitindo mais investimentos na catedral.
A Notre-Dame, patrimônio mundial da UNESCO desde 1991, é um dos símbolos mais importantes de Paris e um dos monumentos góticos mais admirados do mundo. Seu interior restaurado foi mostrado ao público pela primeira vez em novembro, durante uma visita de Macron. O incêndio de 2019, que destruiu seu telhado e torre, também revelou riscos de contaminação por chumbo na cidade, com a liberação de pó tóxico durante o fogo.
A catedral, que inspirou o romance O Corcunda de Notre-Dame de Victor Hugo, também é famosa por sua ligação com Napoleão Bonaparte, que se coroou imperador ali.
Veja também
ASSUNTOS: Mundo