Início Mundo Brasil reconhece vice de Maduro como presidente interina da Venezuela
Mundo

Brasil reconhece vice de Maduro como presidente interina da Venezuela

Brasil reconhece vice de Maduro como presidente interina da Venezuela
Brasil reconhece vice de Maduro como presidente interina da Venezuela

O Brasil reconheceu a vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, como atual chefe de Estado do país, após a captura de Nicolás Maduro em uma operação conduzida pelos Estados Unidos. A informação foi confirmada pela ministra interina das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha, que afirmou que, na ausência do presidente, a vice assume interinamente o comando do governo venezuelano.

Segundo a ministra, a posição brasileira segue o entendimento de sucessão institucional previsto no país vizinho. “Na ausência do atual presidente Maduro, é a vice. Ela está como presidente interina”, declarou durante entrevista coletiva em Brasília, ressaltando que o Itamaraty acompanha os desdobramentos da crise política e diplomática na região.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que as forças americanas capturaram Nicolás Maduro em uma ação realizada na madrugada deste sábado (3). De acordo com Trump, Washington assumirá temporariamente a administração da Venezuela, com possibilidade de envio de tropas, enquanto define os próximos passos para a condução do país.

Apesar do anúncio, o controle efetivo do território venezuelano permanece incerto. A operação teria causado apagões em áreas de Caracas, mas não há confirmação de domínio total das instituições locais. Maduro e a primeira-dama, Cilia Flores, foram retirados do país e levados a bordo do navio USS Iwo Jima para Nova York, onde o ex-presidente deve responder a acusações de narcoterrorismo, tráfico internacional de drogas e posse de armas de destruição em massa.

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?