Brasil participa de reunião na Espanha sobre criação do Estado da Palestina
Brasil participa de reunião na Espanha sobre criação do Estado da Palestina
Uma reunião para discutir a criação do Estado da Palestina, contando com representantes de 20 países, aconteceu neste domingo (25) em Madri, na Espanha. O encontro foi anunciado pelo chanceler espanhol, José Manuel Albares, que defendeu a solução de dois Estados, com Palestina e Israel coexistindo em paz e segurança. O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, representou o país na reunião.
Em rede social, o Itamaraty destacou que o encontro ocorre em meio à tragédia humanitária na Faixa de Gaza. Mauro Vieira afirmou que é muito importante haver iniciativas internacionais para "pôr fim a essa invasão e a esse desrespeito ao direito internacional e ao direito internacional humanitário". Na última semana, ele também classificou a situação como uma carnificina que a comunidade internacional “não pode ver de braços cruzados”.
O Brasil tem uma posição histórica a favor da criação do Estado da Palestina e da convivência pacífica com Israel. O Itamaraty informou que o país foi convidado a presidir, ao lado do Senegal, um dos grupos de trabalho da ONU que debaterão o tema em uma conferência marcada para junho, liderada por França e Arábia Saudita.
Veja também
Bastidores da Política
O jeitinho que flexibiliza a política ambiental na Amazônia - BR 319 nunca mais
ASSUNTOS: Mundo