Brasil comemora acordo para fim do conflito na Faixa de Gaza
O governo brasileiro comemorou nesta quinta-feira (9) o acordo de cessar-fogo permanente entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza. Em nota, o Ministério das Relações Exteriores destacou o caráter humanitário da medida e incentivou as partes a cumprirem integralmente os termos do tratado.
“O Brasil exorta as partes a cumprirem todos os termos do acordo e a engajarem-se de boa-fé em negociações para assegurar a efetivação da retirada completa das forças israelenses de Gaza, o início do urgente processo de reconstrução da Faixa, sob coordenação e supervisão palestina, e a restauração da unidade político-geográfica da Palestina sob seu legítimo governo, em consonância com o direito inalienável de autodeterminação do povo palestino”, diz o comunicado do MRE.
O Itamaraty reconheceu o papel dos Estados Unidos, Catar, Egito e Turquia na mediação do acordo e reforçou que a trégua deve garantir a libertação de reféns, a entrada de ajuda humanitária e a retirada das tropas israelenses. O governo reiterou ainda que a paz duradoura no Oriente Médio depende da criação de um Estado palestino independente, com capital em Jerusalém Oriental, coexistindo em segurança com Israel.
Veja também
ASSUNTOS: Mundo