Blinken defende parceria regional para reduzir desmatamento na Amazônia

Por Estadão Conteúdo / Portal do Holanda

21/10/2021 16h40 — em Mundo

O secretário de Estado americano, Antony Blinken, defendeu hoje em discurso na Colômbia a criação de uma parceria regional para reduzir o desmatamento na Amazônia. Ele notou que, ao conservar suas florestas, a Colômbia promove uma agricultura mais sustentável e colabora contra a crise climática. "Nos próximos dia iremos expandir esses esforços, bem como trabalhar para desenvolver uma nova parceria regional especificamente focada em lidar com o desmatamento motivado por commodities na Amazônia", declarou.

Blinken disse que o esforço conjunto pode fornecer informações a companhias "de modo que elas possam reduzir sua dependência do desmatamento". Ele comentou que os EUA pretendem dar assistência financeira para ajudar a gerenciar zonas protegidas e territórios indígenas, bem como dar escala a práticas agrícolas com baixa emissão de carbono para fazendeiros da região amazônica. O secretário projetou que a nova parceria ajudará a evitar a emissão de até 19 milhões de toneladas de gás carbônico na atmosfera, além de capturar outras 52 toneladas de carbono. "E nós estimamos que isso salvará - salvará - mais de 45 mil hectares de floresta", ressaltou.

O discurso de Blinken foi feito no Jardim Botânico de Bogotá, durante um giro por alguns países da região, que não inclui o Brasil.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Mundo