Bebê filho de brasileiro bate cabeça no chão ao nascer em hospital de Portugal
O consultor de marketing Frederico Werpel Fernandes, residente em Portugal, denunciou falta de atendimento adequado no Hospital Santos Silva, em Gaia, após seu filho, Levi, nascer no chão da recepção no último sábado (4/10). Frederico classificou o incidente como um misto de "xenofobia, burocracia e despreparo".
O brasileiro relatou que sua esposa, Fernanda, em trabalho de parto, não teve uma maca oferecida e o casal foi ignorado na recepção, sendo forçado a seguir "procedimentos administrativos". O parto ocorreu no chão, resultando em uma batida de cabeça do recém-nascido.
A família, que tem residência legal em Portugal desde 2021, registrou queixa formal na Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) e na Ordem dos Médicos, alegando violação de protocolos de emergência. O caso reflete a crise no Sistema Nacional de Saúde (SNS) de Portugal, que este ano já registrou 60 partos em ambulâncias.
O Hospital Santos Silva comunicou que, após o primeiro exame, a paciente "não se encontrava em fase ativa de trabalho de parto", não sendo previsível uma mudança tão súbita.
A criança fez exames, que não identificaram hemorragias, mas segue em observação no hospital. A mãe já teve alta.
ASSUNTOS: Mundo