Por Kanishka Singh
17 Set (Reuters) - As atrações de abertura do astro pop Ed Sheeran e sua própria banda desistiram da turnê nos EUA em solidariedade ao rapper Macklemore, que foi retirado da programação musical devido às suas declarações “Palestina livre” no palco, criticando as ações do governo israelense em Gaza e na Cisjordânia.
A reação dos companheiros de turnê de Sheeran ocorreu depois que o cantor e compositor nascido na Inglaterra — um dos artistas com mais vendas do mundo — se distanciou da exclusão de Macklemore, afirmando na terça-feira que a decisão de dispensar o astro do rap partiu dos organizadores da turnê, e não dele.
“A saída de Macklemore da turnê foi decisão do promotor, não minha”, escreveu Sheeran no Instagram na terça-feira.
Sheeran também disse que os proprietários dos estádios nas próximas datas da turnê nos EUA ameaçaram proibir qualquer show futuro que tivesse Macklemore no cartaz, e que ele tentou mediar uma solução com todas as partes, “mas a decisão dos locais e do promotor foi definitiva”.
O grupo de lobby pró-Israel Conselho Israelense-Americano também se manifestou com uma petição instando Sheeran a retirar Macklemore da turnê.
Macklemore, conhecido por ser um defensor declarado dos direitos dos palestinos e crítico da campanha militar de Israel em Gaza e da ocupação da Cisjordânia, disse na segunda-feira que foi retirado da turnê por causa de seus comentários sobre o conflito no Oriente Médio durante um show realizado em 4 de setembro no MetLife Stadium, em Nova Jersey.
“Grande parte do motivo pelo qual eu quis fazer essa turnê, em primeiro lugar, foi para poder subir em estádios como este e dizer duas palavras que são muito queridas para mim: ‘Palestina Livre’”, disse Macklemore no palco do MetLife.
“Quero que essas palavras soem altas e claras, para que as pessoas, desde Gaza até a Cisjordânia ocupada, saibam que não nos esquecemos delas”, continuou ele, acrescentando em seguida: “A todos os meus irmãos e irmãs judeus: criticar Israel, criticar o apartheid, ser contra o genocídio, de forma alguma é uma crítica a vocês.”
O rapper vencedor do Grammy deveria se apresentar em oito dos dez shows que ainda restam na turnê de estádios de Sheeran, com retomada prevista para 19 de setembro, na Filadélfia.
Na quarta-feira, Macklemore disse que doaria US$1 milhão de seus ganhos para organizações de ajuda aos palestinos.
O episódio envolvendo Macklemore marcou o mais recente caso em que figuras do entretenimento foram arrastadas para comentários públicos sobre o conflito israelo-palestino, com artistas que apoiam ambos os lados lamentando ter perdido trabalhos por se manifestarem sobre o assunto.
(Reportagem de Kanishka Singh, em Washington; reportagem adicional de Louise Breusch Rasmussen e Chandini Shah)
Aviso