Compartilhe este texto

Avião com ao menos 99 passageiros cai em bairro residencial no Paquistão

Por Folha de São Paulo

22/05/2020 15h05 — em
Mundo



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um avião da companhia Pakistan International Airlines (PIA) com cerca de 100 pessoas a bordo caiu nesta sexta-feira (22) na cidade de Karachi, no sul do Paquistão, informou a autoridade de aviação do país.

"Estamos tentando confirmar o número de passageiros, mas originalmente havia 99 passageiros e oito tripulantes", disse Abdul Sattar Khokhar, porta-voz da autoridade de aviação do Paquistão, à agência de notícias AFP.

O avião, um Airbus 320, decolou de Lahore, a segunda maior cidade do Paquistão, e, de acordo com a televisão estatal, caiu em um bairro residencial.

O avião tinha capacidade para 180 pessoas, mas voava com número reduzido de passageiros, como forma de manter o distanciamento e evitar a transmissão do coronavírus.

De acordo com as investigações preliminares, o piloto estava em sua segunda tentativa de aterrissar quando disse aos controladores de tráfego aéreo que havia perdido a energia de ambos os motores.

Um funcionário da aviação civil disse à agência de notícias Reuters que, aparentemente, o avião não conseguiu abrir as rodas devido a uma falha técnica antes do pouso. As causas ainda estão sendo apuradas pelas autoridades.

"A última coisa que ouvimos do piloto foi que ele tem algum problema técnico", disse o porta-voz da PIA, Abdullah H. Khan, em um comunicado em vídeo. "É um incidente muito trágico."

O Exército paquistanês enviou tropas para o local do acidente.

O porta-voz do hospital mais próximo do local do acidente confirmou que pelo menos 17 corpos e seis pessoas feridas foram levados até a unidade, mas ainda não se sabe se são passageiros do avião ou moradores das casas atingidas.

Pelo menos dois passageiros sobreviveram —incluindo Zafar Masood, presidente do Banco de Punjab.

A catástrofe ocorre dias após o país autorizar a retomada dos voos domésticos. Por mais de um mês, as conexões nacionais foram suspensas para impedir a propagação do novo coronavírus. Apenas alguns voos internacionais foram mantidos.

O Paquistão sofreu vários acidentes aéreos, civis e militares nos últimos anos.

Em julho de 2019, ao menos 17 pessoas morreram na queda de um avião do Exército em uma área residencial de Rawalpindi, ao lado da capital, Islamabad.

Em dezembro de 2016, quando um avião de passageiros também pertencente à PIA caiu no norte do país, 47 pessoas morreram no acidente.

O incidente mais dramático dos últimos anos ocorreu em 2010, quando um Airbus 321 da empresa privada Airblue, que viajava entre Karachi e Islamabad, caiu pouco antes do pouso.

Na ocasião, 152 pessoas a bordo morreram.

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo