Início Mundo Atirador fere crianças em escola após deixar 4 mortos na Califórnia
Mundo

Atirador fere crianças em escola após deixar 4 mortos na Califórnia

Atirador fere crianças em escola após deixar 4 mortos na Califórnia
Atirador fere crianças em escola após deixar 4 mortos na Califórnia

RED BLUFF, EUA - Ao menos cinco pessoas morreram após um ataque a tiros que começou numa casa e terminou numa escola primária em uma zona rural no Norte da Califórnia, relata a imprensa local. O atirador foi morto por policiais após ferir crianças, segundo autoridades locais. Não há relatos de mortos na escola, mas entre os pelo menos dez feridos estão ao menos três crianças, uma delas de 6 anos que recebeu dois tiros.

Segundo autoridades, o ataque terminou num colégio perto da comunidade de Corning, no condado de Tehama. Fontes locais indicaram que um homem por volta dos 50 anos teria matado as vítimas em uma casa próxima ao colégio Rancho Tehama. Já na escola, teria começado a atirar por volta das 8h (hora local). Ali, foi morto pela polícia.

O episódio aconteceu num momento em que os pais haviam acabado de deixar os filhos no colégio.

— Ouvi barulhos de explosões — disse uma mãe ouvida pela imprensa local, já distante da escola.

Vários dos dez feridos foram levados de helicóptero da região e hospitalizados, e os demais estudantes foram retirados. Um hospital da região relatou que estava tratando de três crianças e um adulto ferido no ataque, mas não informou o estado nem a idade das vítimas.

O xerife-assistente do condado de Tehama, Phil Johnston, afirmou que cem agentes foram mobilizados para investigar ao menos sete cenas de crime na região, que fica a cerca de 200 quilômetros ao norte de Sacramento, capital do estado. Uma arma semiautomática e pistolas foram encontradas.

Um homem disse a uma afiliada da KCRA que teve sua caminhonete roubada e o colega de apartamento, baleado e morto. O atirador seria um vizinho chamado Kevin e era conhecido dos moradores locais.

— Este vizinho vinha disparando muitas balas ultimamente, pentes enormes. Ele estava maluco, nos ameaçando e tudo — relatou Brian Flint, o entrevistado.

As cinco maiores tragédias em escolas americanas

O massacre na escola primária de Sandy Hook, em Newtown, no estado de Connecticut, aconteceu no dia 14 de dezembro de 2013. Após assassinar sua mãe, Adam Lanza, de 20 anos, matou 20 crianças entre 6 e 7 anos na escola primária em que havia estudado na infância, além de seis funcionários.

2012: Oikos University

O tiroteio na Oikos University, uma universidade coreana cristã de Oakland, na Califórnia, deixou sete mortos e três feridos em abril de 2012. One L. Goh, ex-aluno da universidade, entrou numa aula de enfermagem e abriu fogo contra estudantes antes de fugir em um carro. Horas mais tarde, Goh — que tem esquizofrenia — se entregou à polícia.

2007: Virginia Tech

Na manhã de 16 de abril de 2007, o estudante sul-coreano Seung-Hui Cho, de 23 anos, abriu fogo no campus do Instituto Politécnico da Virginia, em Blacksburg, matando 32 pessoas e ferindo outras 17. Após duas horas de tiroteio, que resultaram na morte de 23 estudantes e cinco professores, Cho se suicidou com um tiro na cabeça.

2005: Red Lake

Após matar seu avô e a namorada dele, Jeffrey Weise, de 16 anos, seguiu para a escola onde estudava, na reserva indígena Red Lake, em Minnesota, e iniciou um tiroteio que deixou nove mortos e cinco feridos em março de 2005. O atirador morreu ao disparar um tiro de espingarda contra o próprio queixo depois de ser atingido por policiais.

Estudantes choram após ataque à escola, em 1999 Foto: AP

1999: Columbine

O ataque na Columbine High School, em Littleton, no Colorado, se tornou um dos massacres mais famosos da História. Na manhã de 20 de abril de 1999, Eric Harris, de 18 anos, e Dylan Klebold, de 17, mataram 12 estudantes e um professor. Outras 27 pessoas ficaram feridas durante o ataque, que terminou com o suicídio de Harris e Klebold.

A escola Rancho Tehama está nos arredores de Corning, um povoado de 8 mil habitantes dedicado à produção de azeite de oliva e situado 160 km ao norte de Sacramento, capital da Califórnia.

O tiroteio ocorre dez dias após outro incidente, no qual um homem abriu fogo contra fiéis em uma igreja do Texas matando 26 pessoas, em mais um incidente envolvendo armas de fogo nos Estados Unidos.

Ao menos 33 mil pessoas morrem anualmente nos Estados Unidos em incidentes com armas de fogo, sendo dois terços suicídio, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças.

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?