Atentado com carro-bomba deixa pelo menos 20 mortos na capital da Somália

Por Folha de São Paulo / Portal do Holanda

05/03/2021 18h06 — em Mundo

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Pelo menos 20 pessoas foram mortas e 30 ficaram feridas nesta sexta-feira (5) após um um carro-bomba explodir em frente a um restaurante perto do porto de Mogadício, capital da Somália.

"Um carro em alta velocidade explodiu no restaurante Luul Yemeni. Eu estava a caminho do restaurante, mas voltei quando a explosão cobriu a área com fumaça", disse Ahmed Abdullahi, que mora perto do local, à agência de notícias Reuters.

A rádio Mogadício, controlada pelo governo, informou que também houve destruição de propriedades e que a polícia isolou a área. "Nossas equipes confirmaram 20 pessoas mortas e 30 feridas", informou o diretor do serviço de ambulâncias da capital, Abdikadir Abdirahman.

O ataque foi reivindicado pelo Al Shabab, uma filial da Al Qaeda que atua no território somali. O grupo foi expulso da capital em 2011, mas ainda controla amplas zonas rurais, de onde organiza operações de guerrilha e atentados suicida.

O objetivo é derrubar o governo federal somali e estabelecer seu próprio governo com base em sua interpretação estrita da lei islâmica sharia.

O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Mundo