Compartilhe este texto

Assessores de Trump se reúnem com enviados da Dinamarca e da Groenlândia, diz autoridade dinamarquesa

Por Reuters

08/01/2026 18h30 — em
Mundo



Por Steve Holland

WASHINGTON, 8 Jan (Reuters) - Assessores do presidente dos EUA, Donald Trump, reuniram-se na Casa Branca nesta quinta-feira com enviados da Dinamarca e da Groenlândia, disse uma autoridade do governo dinamarquês, num momento em que Trump pressiona para colocar o território da ilha sob o controle dos EUA.

O embaixador da Dinamarca, Jesper Moller Sorensen, e Jacob Isbosethsen, representante-chefe da Groenlândia em Washington, reuniram-se com autoridades do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, disse a autoridade sob condição de anonimato.

A Casa Branca não confirmou imediatamente a reunião.

As conversas foram descritas como um esforço para obter mais clareza sobre os comentários dos EUA na semana passada sobre a Groenlândia.

A Casa Branca disse na terça-feira que os EUA estão considerando uma série de opções para adquirir a Groenlândia, e que a força militar dos EUA estava entre as opções. A compra do território também é uma opção, disseram as autoridades norte-americanas.

Trump disse que os EUA precisam da Groenlândia para sua segurança nacional.

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, deve se reunir com autoridades dinamarquesas na próxima semana em Washington.

A Groenlândia tem dito repetidamente que não quer fazer parte dos Estados Unidos. Líderes das principais potências europeias e do Canadá apoiaram o território do Ártico na terça-feira, dizendo que ele pertence ao seu povo.

A tomada militar da Groenlândia pelos EUA de um aliado de longa data, a Dinamarca, provocaria ondas de choque na aliança militar Otan e aprofundaria a divisão entre Trump e os líderes europeus.

(Reportagem de Steve Holland e Costas Pitas)


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo