Após troca de críticas, Musk elogia Trump por paz em Gaza
O bilionário Elon Musk elogiou o presidente dos Estados Unidos Donald Trump nesta quarta-feira (2) e classificou como positiva a proposta de cessar-fogo apresentada pelo republicano para o conflito entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza. Em publicação na rede social X, Musk escreveu: “Crédito onde é devido. Donald Trump resolveu com sucesso vários conflitos sérios ao redor do mundo”.
A declaração ocorre em meio ao clima de tensão entre os dois, que já foram aliados e agora trocam críticas públicas. Um dia antes, Trump chegou a ser questionado sobre a possibilidade de deportar Musk e disse que “teria que analisar”. O bilionário, embora cidadão americano, tem origem sul-africana e naturalização nos Estados Unidos.
O elogio de Musk foi feito após Trump anunciar na rede Truth Social que Israel havia aceitado a proposta de trégua de 60 dias no conflito em Gaza. A iniciativa faz parte dos esforços do republicano para se destacar em temas de política externa durante o período eleitoral.
Nos últimos meses, Trump e Musk têm protagonizado embates nas redes sociais. O ex-presidente já sugeriu o fim de subsídios federais às empresas do bilionário e criticou as posições dele em relação a projetos do governo. Em resposta, Musk chegou a ameaçar a criação de um novo partido político caso o Congresso aprovasse um pacote fiscal proposto por Trump.
ASSUNTOS: Mundo