Após cessar-fogo em Gaza, Zelensky pede ajuda a Trump para reforçar defesa da Ucrânia
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, parabenizou Donald Trump pelo sucesso na mediação do cessar-fogo entre Israel e Hamas e disse acreditar que “outras guerras também podem ser interrompidas”, em referência ao conflito com a Rússia. A conversa entre os dois líderes ocorreu por telefone neste sábado (11), segundo informações divulgadas por Zelensky em suas redes sociais.
Durante o diálogo, Zelensky pediu reforço das defesas aéreas da Ucrânia após uma série de ataques russos em Kiev e em outras regiões do país. O presidente afirmou que tratou com Trump sobre “oportunidades concretas para fortalecer a defesa aérea” e que há “boas ideias e planos sólidos” sendo discutidos entre os governos.
Em sua mensagem, Zelensky destacou o papel dos Estados Unidos nas negociações no Oriente Médio. “Se uma guerra pode ser interrompida em uma região, então guerras em outras regiões também podem ser interrompidas, incluindo a guerra da Rússia”, escreveu o líder ucraniano na plataforma X (antigo Twitter).
Trump, que não teve agenda pública neste sábado, deve viajar a Israel no domingo (12) à noite. O ex-presidente americano deve chegar a Jerusalém na manhã de segunda-feira (13), após o fim do prazo para a entrega dos reféns israelenses que seguem sob controle do grupo Hamas.
ASSUNTOS: Mundo