Após casos de trombose, OMS recomenda que países mantenham AstraZeneca

Por Portal do Holanda

17/03/2021 10h50 — em Mundo

A OMS afirmou que, em campanhas de vacinação em massa, é rotina relatar eventos que ocorram após a imunização - Divulgação

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendou que os países continuem aplicando a vacina da Oxford/AstraZeneca, durante um comunicados nesta quarta-feira (17).

Segundo a Folha de São Paulo, a OMS "disse considerar os benefícios do imunizante maiores do que os riscos". Nos últimos dias, 20 países europeus paralisaram a aplicação da vacina da AstraZeneca após relatos de acidentes vasculares em pessoas imunizadas. 

No comunicado, a OMS disse que "eventos de tromboembólicos são conhecidos por ocorrerem co frequência. O tromboembolismo venoso é a terceira doença cardiovascular mais comum em todo o mundo". 

A OMS afirmou que, em campanhas de vacinação em massa, é rotina relatar eventos que ocorram após a imunização: "Isso não significa necessariamente que os eventos estejam relacionados à vacinação em si, mas é uma boa prática investigá-los". 

Assim como ocorre na Agência Regulatória Europeia (EMA), o conselho sobre segurança de vacinas da OMS está revisando os dados mais recentes sobre a vacina AstraZeneca para investigar se há relação direta entre o imunizante e os efeitos relatados. 

De acordo com as entidades e com cientistas da área, com os dados disponíveis até agora, não há evidência de que a proporção de problemas entre vacinados seja maior que na população em geral nem indício de que o imunizante possa ser a causa de tromboses graves. 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Mundo


23/07/2021

Correção