Início Mundo Americanos apoiam retirada do Afeganistão, mas criticam condução de Biden, mostra pesquisa
Mundo

Americanos apoiam retirada do Afeganistão, mas criticam condução de Biden, mostra pesquisa

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Os americanos apoiam em peso a decisão do governo dos Estados Unidos de retirar as tropas do Afeganistão após 20 anos no país da Ásia Central. Desaprovam, porém, a maneira como o presidente Joe Biden conduziu a retirada, que abriu espaço para uma retomada veloz do grupo fundamentalista Talibã ao poder.

O resultado foi revelado por uma pesquisa realizada pelo jornal The Washington Post em parceria com a emissora de televisão ABC News de 29 de agosto a 1º de setembro e divulgada nesta sexta (3). Dos mais de mil respondentes, 77% apoiam o fim da ocupação militar americana, concretizado na última segunda (30), e 60% criticam a forma como foi feita.

Cerca de 52% manifestam as duas opiniões: era hora de retirar os soldados do país, mas a maneira de fazer isso trouxe danosas consequências. A maioria dos democratas apoia tanto a decisão quanto a condução de Biden, enquanto a maioria dos republicanos apoia a retirada, mas não a forma como o democrata lidou com isso.

Parte substancial (44%) argumenta que a retirada deixou os EUA menos protegidos contra atentados terroristas, enquanto apenas 8% dizem que o país mais está mais seguro —o restante não vê diferença. Um dos fatores de peso nas respostas foi a morte de 13 militares americanos e mais de 170 afegãos após um atentado terrorista cometido pelo Estado Islâmico (EI) em Cabul na última semana.

Junto às críticas, há uma opinião majoritariamente favorável dos americanos: 68% apoiam que os EUA recebam refugiados afegãos, depois que estes passem pela triagem de segurança, contra 27% que se opõem. E a tendência é suprapartidária —entre os republicanos, 56% dizem que os afegãos devem ser bem-vindos.

A pesquisa reforça ainda a perda do apoio popular a Biden desde o início da retirada das tropas. Sua taxa de aprovação ficou em 44% —uma queda de seis pontos percentuais em relação ao observado no final de junho. Já a de reprovação ficou em 51% —aumento de nove pontos em relação a dois meses atrás.

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?