A companhia aérea Japan Airlines se manifestou sobre o acidente envolvendo um voo da empresa com 379 pessoas e um avião da Guarda Costeira na manhã de hoje (2), em Tóquio, e disse que seus pilotos pode não ter visto a outra aeronave na pista.
“O avião entrou na pista normalmente e começou a pousar normalmente e houve um impacto que levou ao acidente, mas ainda estamos investigando mais detalhes”, disse em coletiva, Tadayuki Tsutsumi, vice-presidente sênior de segurança corporativa da companhia.
Noriyuki Aoki, vice-presidente da Japan Airlines, afirma que essas são informações preliminares que constam em um relatório, e que uma investigação foi aberta para saber se o voo tinha autorização para pousar ou se os pilotos estavam em comunicação com os controladores de voo.
Isso determinaria se houve um erro por parte dos pilotos ou dos controladores. O avião com os passageiros colidiu com a aeronave da Guarda Costeira que estava na pista de pouso e se preparava para levar ajuda humanitária às vítimas do terremoto no Japão.
Não houve mortes entre os ocupantes do avião da Japan Airlines, mas funcionários da Guarda Costeira que estavam na aeronave menor, morreram na hora. Apenas o piloto sobreviveu, mas está em estado grave.

