Compartilhe este texto

Susam e MPF discutem avanços contra violência obstétrica no Amazonas

Por Portal Do Holanda

18/05/2017 15h20 — em
Amazonas



Manaus/AM - Criar e colocar em funcionamento o Comitê Estadual de Enfretamento à Violência Obstétrica era uma das ações prevista no Plano Estadual de Enfrentamento à Violência Obstétrica, firmado pelo Ministério Público Federal (MPF) e que envolve diversos órgãos estaduais e municipais, entre os quais a Secretaria de Estado de Saúde (Susam).

No âmbito da Susam, os avanços alcançados até o momento se deram no acompanhamento mais direto e qualificado das denuncias de violência obstétrica e seus desdobramentos.

O fluxo que define os encaminhamentos que devem ser dados para as denúncias de violência obstétrica no estado também já está pronto e deverá ser colocado em prática ainda nesse primeiro semestre. 

Os próximos passos serão realizar rodas de conversa sobre o tema nas maternidades da rede privada a fim de levar o tema ao conhecimento dos profissionais que trabalham nesses locais, informar como o Comitê está trabalhando e buscar a adesão dessas instituições no combate à violência obstétrica.

Também será retomado o trabalho de aproximação com as universidades da rede privada, a fim de sensibilizar os professores para inserir o tema na formação dos alunos, especialmente nos cursos cujos profissionais irão trabalhar na área de saúde. 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: MPF, Susam, violência obstétrica, Amazonas

+ Amazonas