Compartilhe este texto

Parceria beneficia catadores de resíduos em Manaus

Por Portal Do Holanda

08/08/2015 9h11 — em
Meio Ambiente



Mais de R$ 1 milhão será investido em Manaus pelo Programa “Dê a Mão para o Futuro: Reciclagem, Trabalho e Renda”. A parceria, firmada na sexta-feira, 7, entre a Prefeitura de Manaus e a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), prevê um período de dois anos de apoio e capacitação aos grupos de catadores de materiais recicláveis de Manaus.

Na solenidade de assinatura do termo de adesão ao programa, representantes de catadores e da indústria firmaram compromisso que visa promover a responsabilidade social do pós-consumo de produtos, que passa pela coleta seletiva e reciclagem. “A assinatura desse convênio é um marco na nossa história, pois vem trazer melhorias. Estamos recebendo um novo olhar sobre nosso trabalho de intensa colaboração ao meio ambiente. Só temos a agradecer ao prefeito de Manaus que cumpre a promessa de ajudar essa categoria e à indústria que chega para dar qualificação e estrutura para nosso trabalho”, avaliou Irineide Lima, catadora que representou o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) no evento.

Segundo João Carlos Basílio, presidente da ABIHPEC, a expectativa é que o programa se estabeleça por dois anos em Manaus para desenvolver uma série de ações de qualificação e melhorias da infraestrutura dos galpões viabilizados pela Prefeitura de Manaus aos catadores. “Com a viabilização dos galpões, a Prefeitura deu passagem ao programa ‘Dê a Mão para o Futuro’ na cidade. Vamos ficar em Manaus por dois anos e trazer profissionais para capacitar esses catadores e melhorar a produtividade. Vamos doar os equipamentos necessários para que esses trabalhadores tenham condições de produzir segundo as normas vigentes e modelo adequado”, explicou Basílio.

​Leia mais sobre incentivos aos catadores
  ​Para o representante da indústria nacional, atuar em Manaus é mais significativo pela simbologia ambiental que a cidade possui. “Atuar aqui é estar dentro da maior biodiversidade do mundo. Viemos para dar essa contribuição e dar exemplo para que outros venham somar com a preservação da região”, ressaltou.

Para Marcos Cavalcante, procurador-geral do município que na solenidade representou o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, a parceria vem impulsionar ainda mais um setor em ascensão no mercado local. “Esses trabalhadores transformaram sua própria realidade e hoje vemos uma categoria orgulhosa do trabalho que faz. Os catadores sempre terão o apoio da Prefeitura de Manaus”, disse.

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Meio Ambiente

+ Meio Ambiente