Vídeo: Médicos do MS propagaram cloroquina às vésperas de colapso em Manaus

Por Portal do Holanda

02/08/2021 15h08 — em Manaus

CPI teve acesso aos vídeos - Foto: Reprodução/GloboNews

A CPI da Covid teve acesso a dois vídeos que mostram médicos da força-tarefa do Ministério da Saúde orientando profissionais da saúde para o uso do 'kit covid', sem eficácia comprovada, nas vésperas da crise de oxigênio em Manaus. 

"Confirmam o que nós já desconfiamos: durante o apogeu da segunda crise, da segunda onda de pandemia no Amazonas, quando o povo manauara precisava de oxigênio, mandaram em larga quantidade cloroquina", declarou o senador Randolfe Rodrigues em entrevista à GloboNews. 

Nas imagens, divulgadas pela Globo News, uma médica relata um suposto 'case de sucesso' no uso do tratamento precoce na cidade de Porto Feliz, em São Paulo.

“O tratamento precoce era Azitromicina, Hidroxicloroquina, zinco, vitamina D. Lá eles davam até enoxaparina. Até enoxaparina tinha gratuidade. Assim, eles fizeram um trabalho muito bonito com corticoide em dose alta e tal. E aí, só de fazer isso, a cidade tem 54 mil habitantes. Até agora, do começo do Covid até agora, eles têm 20 óbitos, sendo que desses 20 óbitos, apenas 1 fez tratamento precoce, os outros 19 não fizeram tratamento precoce. E esse paciente tinha muitas comorbidades. Então, assim, é um case de sucesso ou não é?”, diz. 

O vídeo foi feito no dia 13 de janeiro. Ainda segundo o parlamentar, em um deles mostra ainda caixas de cloroquina sendo preparadas para o envio de Manaus. 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Manaus