Às vésperas das festas de fim de ano, casos de covid-19 aumentam 64% no Amazonas

Por Portal do Holanda

02/12/2021 9h48 — em Manaus

Nessa mesma época no ano passado surgiu a P1 - Foto: Pixabay

Manaus/AM - O aumento exponencial de casos de covid-19 no Amazonas volta a deixar especialistas em alerta. 

Isso porque segundo dados divulgados pela FVS, só em novembro foram registrados 2.156 novos casos da doença no estado, o que representa um aumento de 64%.

Para a FVS, o aumento de casos de covid no Amazonas tem relação com o período chuvoso que acaba fazendo com que as pessoas passem mais tempos em locais fechados e aglomeradas.

A subida é notória principalmente nos municípios do interior e a situação pode se agravar ainda mais com a realização das confraternizações de fim de ano.

Apesar do número de mortes ter decaído, o que é atrelado ao avanço da vacinação, os especialistas alertam que ainda não é hora de baixar a guarda.

Eles recomendam manter as medidas preventivas de distanciamento, uso de máscaras, álcool em gel e evitar lugares fechados.

Vale lembrar que nesse mesmo período no ano passado, surgiu e começou a circular no Amazonas a variante P1, que foi responsável pela segunda onda da covid que matou centenas de pessoas tanto em Manaus, quanto no interior. 

Recentemente também começou a circular no Brasil a cepa Ômicron que tem origem na África e que pode ter alto índice de transmissibilidade.

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Manaus