Compartilhe este texto

Veja dicas de cuidados com a pele e alimentação para curtir o Carnaval em Manaus

Por Portal Do Holanda

09/02/2024 16h39 — em
Manaus


Foto: Divulgação

Manaus/AM - Com a chegada do período de Carnaval, muitas pessoas aproveitam para curtir com a família e/ou com os amigos, para viajar e se divertir, mas é necessário ter atenção com a alimentação e com a pele. Por isso, a Secretaria de Saúde do Amazonas (SeS-Am) lista algumas dicas para aproveitar melhor o Carnaval e cuidar de si ao mesmo tempo.

 

Nutrição

De acordo com o Ministério da Saúde, a bebida alcoólica não é indicada para o consumo, principalmente em excesso, mas em caso de ingestão de álcool vale lembrar de dois fatores: a hidratação e a alimentação.

“A alimentação precisa ser rica em frutas, com o teor de água um pouco mais elevado. Melancia, melão, laranja, tangerina. Estar sempre tomando a bebida que lhe convém junto com o copo de água, suco e também atentar para não consumir alimentos ricos em gordura”, explicou a nutricionista Daíse Cunha.

A nutricionista lembra que antes de sair de casa faça o folião deve fazer um um bom lanche, uma vitaminada ou um suco com um sanduíche natural. Salada, frutas, frango grelhado ou ovos cozidos são uma excelente fonte de proteína. 

 

Pele

Segundo o Diretor Clínico da Fundação Hospitalar de Dermatologia Tropical e Venereologia "Alfredo da Matta" (FUHAM), o médico dermatologista Renato Cândido, para evitar queimaduras do sol, é recomendável que antes de sair de casa, use protetor solar (ainda que o dia esteja nublado) especialmente no horário de 10 às 16 horas.

É importante escolher um fator de proteção, no mínimo 50, reaplicando o produto a cada três horas ou após episódios de intenso suor. Vale usar um meio físico para a proteção como chapéus e roupas. Também é importante não descuidar da hidratação, bebendo água ao longo das festas.

Para se proteger de calosidades e traumas, é importante evitar o uso de calçados mal adaptados para os seus pés; apertados ou folgados, com costuras ou outras estruturas internas mal posicionadas e que possam machucar, priorizando o uso de calçados confortáveis. Esses cuidados também evitam traumas ou cortes.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Manaus

+ Manaus