A Sociedade de Navegação Portos e Hidrovias (SNPH) comunica à população que, a partir desta segunda-feira, dia 3 de outubro, haverá mudanças no sistema de travessia da balsa entre o porto de São Raimundo e o distrito do Cacau Pirera, no município de Iranduba. A exemplo do que se repete anualmente, no período de vazante, o trajeto da travessia passa a ser feito do Porto de São Raimundo à Ponta do Pepeta, devido à dificuldade de navegabilidade no trecho atual. O horário da travessia permanece de 4h às 23h30.
O local de parada das balsas na Ponta do Pepeta corresponde à área de acesso à ponte, na margem direita do rio Negro. Por conta disso, a SNPH está adotando medidas para controlar a circulação de veículos e pessoas na área próxima à cabeceira da ponte. As mudanças foram definidas nesta sexta-feira, em reunião que tratou das estratégias e dos preparativos finais para a inauguração da Ponte Rio Negro, confirmada para o dia 24 de outubro, no aniversário de Manaus. Participaram representantes da Secretaria da Região Metropolitana de Manaus (SRMM), da SNPH, Polícia Militar e do Consórcio Rio Negro.
O controle do acesso de veículos e de pessoas no local terá o auxílio da Polícia Militar. Será implantada uma barreira de contenção na estrada de acesso à ponte, para permitir o isolamento da área. Os veículos que aguardam as balsas vão ficar em uma área de recuo do Cacau Pirêra, ainda na Estrada Manuel Urbano. Só passarão na barreira, os veículos que irão embarcar. Ao mesmo tempo, os veículos que saem das balsas não podem estacionar no perímetro de embarque. Também não será permitida a permanência de vendedores ambulantes e banhistas na área de embarque.
Segundo o diretor presidente da SNPH, coronel Luiz Gonzaga, as medidas visam neutralizar danos e impactos que possam comprometer o prazo de inauguração da ponte. Ao mesmo tempo, as autoridades estão preocupadas com a questão da segurança, uma vez que há uma movimentação intensa de trabalhadores na área, realizando serviços, que vão da sinalização à energização e obras diversas.
O período de restrições vai perdurar 22 dias, até a inauguração da ponte. A travessia de balsa encerra quando a ponte for liberada para o tráfego, no dia 25 de outubro.
Informações adicionais
As balsas começam a operar às 4h da madrugada, tanto em Manaus quanto no Iranduba. Cada balsa transporta até 48 carros de passeio. Esse número diminui com a entrada dos caminhões. O período de maior volume de carros na travessia, saindo de Manaus, é na sexta-feira a partir das 16h até sábado, as 14h. O retorno é sempre mais volumoso a partir das 14h de domingo. Portanto, o domingo pela manhã é uma boa opção de retorno. O fluxo continua intenso até segunda-feira ao meio dia.

