Início Manaus Universidade de Manaus é alvo da PF por suspeita de tráfico internacional de órgãos humanos
Manaus

Universidade de Manaus é alvo da PF por suspeita de tráfico internacional de órgãos humanos

Universidade de Manaus é alvo da PF por suspeita de tráfico internacional de órgãos humanos
Universidade de Manaus é alvo da PF por suspeita de tráfico internacional de órgãos humanos

Manaus/AM - A Polícia Federal deflagrou uma operação na manhã desta terça-feira (22) contra o tráfico internacional de órgãos humanos, onde teve como alvo um laboratório de anatomia de uma universidade de Manaus.

Segundo investigações, uma pessoa enviou uma mão e três placentas humanas plastinados para Singapura, no sudeste da Ásia. O destinatário da "encomenda" seria um famoso designer indonésio que vende acessórios e peças de roupas utilizando materiais de natureza humana. 

Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, um na universidade e outro na casa do suspeito do crime e um mandado de afastamento de função pública, expedido pela 4ª Vara Federal Criminal da SJAM.

A plastinação é o procedimento técnico e moderno da preservação de matéria biológica, que consiste basicamente em extrair os líquidos corporais (água e soluções fixadoras) e os lipídios, através de métodos químicos, substituindo-os por resinas plásticas como silicone, poliéster e epóxi, resultando em tecidos secos, inodoros e duráveis. 

Se condenado, o investigado poderá responder pelo crime de tráfico internacional de órgãos humanos com pena de até 8 anos de reclusão.

O nome da operação 'Platina' é uma alusão ao procedimento utilizado pelo investigado para conservar os órgãos traficados. 

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?