Temperatura elevada em Manaus intensifica serviço de irrigação de jardins

Por Portal do Holanda

24/09/2020 15h14 — em Manaus

Prefeitura vai ampliar para quatro o número de veículos no serviço - Foto: Mário Oliveira/Semcom

Manaus/AM - Devido as altas temperaturas do verão amazônico, a Prefeitura de Manaus intensificou o cuidado com a irrigação de canteiros centrais, rotatórias, praças e parques. O serviço é realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), em parceria com a Comissão Especial de Paisagismo e Urbanismo, com dois carros-pipa realizando o trabalho diário em roteiros diferentes na cidade.

Segundo a presidente da Comissão, primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, com a ampliação do ações de paisagismo e urbanismo para mais de 30 áreas da cidade, a previsão é de também ampliar para quatro o número de veículos utilizados para atender as demandas de irrigação dos novos projetos paisagísticos que serão implantados.

O serviço também conta com o apoio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e da concessionária de abastecimento Águas de Manaus. Segundo a Semmas, a prioridade é das áreas com plantios recentes, já que os canteiros consolidados requerem menos regas. Em média, são gastos, semanalmente, mais de 60 mil litros de água com a atividade. O trabalho inclui ainda a irrigação de mudas produzidas no Viveiro Municipal e destinadas à arborização urbana.

Paisagismo e urbanismo

Embelezar e urbanizar a cidade é a intenção da Prefeitura de Manaus com as ações de paisagismo e urbanismo que mudarão a “cara” de, pelo menos, 35 áreas da capital. Os trabalhos, sob a coordenação da Comissão Especial de Paisagismo e Urbanismo começaram pelos canteiros centrais das avenidas Jacira Reis, São Jorge e Ipase, zona Oeste, na última terça-feira, 22/9.

Nesse primeiro momento, 35 pontos da cidade estão na programação para receber as obras de paisagismo e urbanismo até o final do ano. Envolvendo uma área de, pelo menos, 130 mil metros quadrados, os trabalhos serão estendidos para áreas como o complexo viário 28 de Março, rotatória das Letras, avenida Coronel Cyrillo Neves (bairro Compenmsa) e o Distrito Industrial.

+ Manaus