Situação de emergência devido à cheia termina nesta terça-feira em Manaus

Por Portal do Holanda

02/08/2021 9h25 — em Manaus

Régua no Porto de Manaus marca nível do rio. Foto: Reprodução/ TV Globo

Manaus.Termina nesta terça-feira (3) o período de 90 dias de situação de emergência decretado em maio deste ano por conta da cheia do Rio Negro.

De acordo com a Defesa Civil Municipal, com o fim do decreto, a capital sai da cota de inundação severa e fica apenas na cota de inundação.

O Rio Negro atingiu a cota de inundação severa no dia 30 de abril deste ano após o nível do rio ficar acima de 29 metros.

Um mês depois, em 5 de maio, o nível do Rio Negro alcançou 30 metros e ultrapassou em 3 centímetros a cota recorde registrada no ano de 2012, fazendo com que cheia deste ano fosse a maior em 119 anos.

Segundo o Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), o que determina a magnitude das cheias na Bacia Amazônica é a chuva que ocorre em todas as bacias que drenam para essa região.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Manaus